Guilherme Silva – Fotografo de Abril
Guilherme Silva, radicado em Alhos Vedros desde 2002, foi um Fotografo de Abril. Em Abril, mais precisamento no dia 24, a BxB TV contando com a colaboração de Célia Martins que conduziu a entrevista, visitou a sua “casa museu” tendo estado à conversa com Guilherme. Partilhamos hoje a primeira parte da longa conversa com Guilherme.
Muito mais poderia ser escrito sobre o seu percurso contudo, deixamos só um pequeno apontamento recolhido no CPF-Centro Português de Fotografia:
“Guilherme Silva, fotógrafo freelancer, nasceu em Lisboa a 11 de Março de 1948. Começou a trabalhar em fotografia no ano de 1968. Estudou em Lisboa no Instituto Português de Fotografia no início dos anos 70. Fotografou em diferentes países, tais como: Portugal, Moçambique, Marrocos, Espanha, França, Mauritânia, Itália, Holanda e Alemanha. Expôs também em diversos países: Portugal, Espanha, França, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Egipto, Congo, Moçambique, Filipinas, Índia e E.U.A. com publicações em jornais, revistas, livros, edições de postais, colaboração com a agência VIVA, de Paris até à sua extinção, e com a agência F.P.G. de Nova Iorque como Freelance Photographers Guild. Algumas das suas fotografias integram colecções particulares e públicas, tais como: Biblioteca Nacional de Paris (França), Museu Carlos Relvas (Golegã, Portugal), World Press Photo (Amesterdão, Holanda), Biblioteca do Hospital Psiquiátrico do Lorvão (Portugal), Teatro dos Estudantes Universitários de Coimbra (Portugal), Câmara Municipal de Lisboa (Portugal), Organização Mundial de Saúde (Genebra, Suíça), Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira, Portugal), Casa Museu Dr. Sousa Martins (Alhandra, Portugal), e Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes, Portugal.”
Publicar comentário